quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Debate «”Chavs”: a demonização da classe trabalhadora»

«Chavs»: a demonização da classe trabalhadora
Com a participação de Owen Jones

Local: Livraria Pó dos Livros (Av. Marquês de Tomar, 89, Lisboa – http://livrariapodoslivros.blogspot.com/, localização aqui)

Data: Dia 25 de Novembro, das 18h às 20h

Organização: UNIPOP e livraria Pó dos Livros

Entrada livre.

A partir de uma exaustiva investigação pelos subúrbios londrinos e de um conjunto de entrevistas, o livro Chavs: The Demonization of the Working Class, publicado recentemente pelo jornalista do The Guardian Owen Jones, procura documentar os mitos e as realidades da vida da classe trabalhadora na Grã-Bretanha contemporânea. Crescentemente, uma imagem estereotipada dos trabalhadores mais pobres, sintetizada na designação chavs («chungas», «mitras», «gandulos»), esconde e justifica a degradação e o desespero de muitas comunidades de trabalhadores, tornadas cada vez mais precárias pelas alterações económicas e sociais dos últimos anos. Jones traça um retrato cru da forma como o ódio e o preconceito de classe contra os trabalhadores foram ganhando caminho por entre o aprofundamento das desigualdades e explica como, ao longo de três décadas, a classe trabalhadora foi passando de «sal da Terra» a «escumalha da Terra». Propomos um debate com o autor em torno do livro, procurando ao mesmo tempo reflectir sobre se o paradigma que ele descreve é ou não generalizável a outras realidades para lá da Grã-Bretanha.

Artigo de Owen Jones publicado no número de Setembro de 2011 do Le Monde diplomatique edição portuguesa: http://pt.mondediplo.com/spip.php?article841.

Owen Jones é jornalista do The Guardian e publicou recentemente o livro Chavs: The Demonization of the Working Class (Verso Books, Londres, 2011).

Sem comentários:

Enviar um comentário